Lei Seca e a Suspensão da CNH

Lei Seca e a Suspensão da CNH

Blitz Lei Seca no Rio de Janeiro

Blitz Lei Seca no Rio de Janeiro

As consequências para quem é pego dirigindo embriagado ou sob influência de entorpecentes, se divide em duas esferas: criminal e administrativa.

Na esfera administrativa, acarretará uma multa gravíssima de R$ 1.915,40 e 7 pontos na carteira, além da suspensão da CNH por 12 meses.

Na esfera criminal, o condutor pode ser autuado e preso se o policial constatar por bafômetro e exames médicos a embriaguez, com detenção de 6 meses a 3 anos.

 

Álcool no sangue

A margem de tolerância no teste do bafômetro foi reduzida. Se antes o limite era de 0,1 miligrama de álcool por litro de ar, agora o valor caiu para 0,05 miligrama de álcool por litro de ar.

Sinais

Se o agente de trânsito perceber um conjunto de comportamentos, como sonolência, olhos avermelhados, vômito, soluços, desordem nas vestes e odor de álcool no hálito, o motorista também pode ser autuado sem a obrigatoriedade de um exame de sangue ou do bafômetro.

Provas

Testemunhas e imagens também servem como prova. Antes, só se podia aplicar a penalidade ao condutor que concordasse em se submeter ao bafômetro ou ao exame de sangue, o que impedia, em muitos casos, os flagrantes, já que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.

 

, , , , , ,